domingo, 12 de outubro de 2008

Sustentabilidade Ambiental: Como ajudar o planeta?

Hoje em dia, sustentabilidade virou praticamente uma palavra da moda. Todos gostam de agrega-la aos seus discursos, o que é bom em partes. A favor disso fica o lado de trazer a tona a discussão que une pessoas e visa salvar o planeta. Contra, são pessoas que utilizam a palavra apenas pelo impacto que ela causa. Mas afinal de contas, como você pode ajudar?
Você pode ajudar de diversas formas. Vou listar abaixo algumas pequenas atividades que podem proporcionar melhorias para o planeta, lembrando que se cada um fizer um pouquinho que seja a coisa já vai começar a andar. Vamos a algumas dicas:
1. Evite o desperdício de água: embora pareça aquele conselho de nossas mães / avós, é vital para a continuidade da vida que evitemos o desperdício de água. Para isso, basta mudarmos pequenas atitudes do dia a dia, como:
1.1 Fechar a água enquanto está escovando os dentes;
1.2 Manter a água fechada enquanto ensaboa a louça;
1.3 Deixar fechada a água enquanto faz a barba;
1.4 Conserte vazamentos e mantenha as torneiras bem fechadas;
2. Evite o desperdício de energia elétrica: é bastante comum que usinas produtoras de energia elétrica utilizem recursos minerais como parte de sua empreitada e como resultado aumentem as emissões de CO2. Se pudermos consumir menos energia elétrica, estaremos ajudando um pouquinho já;
3. Informe-se sobre pequenas alternativas ambientalmente corretas para sua casa. Seja na construção ou na reforma, existem maneiras menos agressivas de lidar com a questão;
4. Ensine as crianças a serem positivas em relação ao planeta. Assim que elas aprenderem algumas coisas e demonstrarem o amor que têm pelo planeta, o ciclo da destruição será extinto;
5 INFORME-SE: Para cada região, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Informe-se na sua para saber exatamente a forma mais efetiva de ajudar.
O planeta precisa de nós, já o agredimos por muito tempo. Agora é hora de ajudarmos ele para que o futuro das nossas crianças esteja garantido. Eu já comecei, fazendo a minha parte. E você?

Fonte:
http://oblogo.org/perguntas/sustentabilidade-ambiental-como-ajudar-o-planeta/

10 comentários:

Anônimo disse...

Dá um dó tão grande ver o Córrego da Onça, por exemplo, cada vez mais seco. Dá uma raiva imensurável ver 'gente' (?) atirando lixo nele.

Fernanda Pereira disse...

É isso aí!!!
Temos que nos mobilizar para salvar o nosso planeta...

Unknown disse...

nao jogue fora o que vai prcisar um dia

Ruubia Franco disse...

Olá adorei o blog de vcs! tenhu um sobre meio ambiente o http://verde-da-vida.blogspot.com copiei essa postagem de vcs vou usa-la no meu post de hj o nosso tema da semana é sustentabilidade vou colocar o link de vcs embaixo!
beijoooos

MODA RECICLE disse...

Nossa que blog interessante, gostei muito.

MODA RECICLE disse...

Nossa adorei o blog, muito interessante, gosteii muito

cynthia machado disse...

A sustentabilidade é necessário para o desenvolvimento global.Portanto colocarmos em prática os 3Rs, ou seja,reduzir,reutilizar e reciclar.

Unknown disse...

Adorei o blog
Esse é um assunto que deve ser mesmo discutido pq se não começarmos a fazer a nossa parte agora o que será de nós e do planeta daqui a alguns anos?
O planeta nos oferece uma infinidade de maravilhas praias,cachoeiras tantas paisagens lindas a Mata Atlantica ela nos dá tudo que prescisamos para sobreviver...
Vamos cuidar dela
Luana Quintas

Beijos!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renatta disse...

Olá, boa noite. Gostaria de pedir permissão aos administradores do blog pra utilizar a imagem que tem nessa postagem. Eu estou utilizando-a como imagem de capa no meu facebook.